O Atelier Coletivo Villa Art é um espaço de trabalho, convivência e criação de conhecimento em artes visuais, cênicas e seus desdobramentos. Além da produção artística promove encontros, exposições, cursos e programação cultural permanente.
A proposta: Em 2011, o Atelier Coletivo Villa Art iniciou suas atividades no atelier do Cenógrafo Alfredo Gomes Filho com a Oficina de Confecção de Bonecos sob orientação de Inecê Gomes. Foram 12 projetos individuais, que iniciaram uma jornada de pesquisas na área do Teatro de formas animadas. Nesta etapa contou-se com a presença de Beto Hinça, marionetista que contribuiu com um workshop de manipulação de bonecos de luvas.
![]() |
Boneco em látex e espuma. |
![]() |
Wokshop de Beto Hinça sobre manipulação. |
Em 2012, iniciam-se as obras do Villa Hauer Cultural, espaço anexo ao atelier que surgiu da necessidade dos artistas locais em ampliar seu campo de atuação e estudos. Com a missão de "Promover a arte e os artistas, oportunizando acesso ao melhor do talento, da criatividade, da expressão e da liberdade", este espaço então, além do atelier, contou com um Teatro e Galeria para a realização de eventos expositivos e programação cultural abertos à comunidade, oportunizando a experimentação e o compartilhamento de processos criativos de artistas.
![]() |
2012 - Início da construção do Teatro do Villa Hauer Cultural |
O Villa Hauer Cultural foi inaugurado em março de 2013, com uma ampla programação cultural, na Galeria a Exposição "NINHOS"- com obras de Ida Hamemann, Denise Roman, Maines Oliveti, André Malinski, Claudia de Lara e Thalita Sejanes, sob a curadoria de João Henrique do Amaral. No palco do Teatro a Performance em tecido acrobático com Ana Claudia Xavier, Eva Holland e Mariana Benatto. Intervenções na fachada e espaço interno do espaço dos artistas Retta Rettamozo, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni, André Coelho e Taime Gouvea.
![]() |
Intervenção de Sandra Hiromot0 |
Em 2013, ocorreu a primeira edição do Villa Puppet Art, exposição de marionetes e elementos de cenografia, uma viagem pelo universo dos bonecos, observando diferentes técnicas e experienciando a ilusão palco/plateia através de um mergulho em um cenário em tamanho real, com obras oriundas do Atelier Coletivo Villa Art. A segunda edição em 2014, contou com a participação efetiva de artistas frequentadores do atelier: Sergio Del Giorno, Luciane Figueiredo, Maurício Krueger, Jacques Beauvoir, Marcia Széliga.
![]() |
Villa Puppet Art 2013 |
![]() |
Villa Puppet Art 2014 - Sergio Rezende Del Giorno |
Em 2014, juntou-se ao grupo Aline Albuquerque, artista plástica para um curso de aprofundamento intensivo, teórico e
prático de escultura hiper realista.
Atualmente, além do atelier permanente de teatro de bonecos e escultura, o Atelier Coletivo Villa Art, recebe artistas e não artistas para os mais variados projetos:
- Projetos individuais e coletivos nas áreas das Artes Visuais, Cênicas e afins;
- Confecção de adereços, cenografia, figurinos;
- Aprofundamento em uma linguagem (Artes Visuais, Teatro, Teatro de Sombras, Dança, Formas Animadas);
- Workshop e oficinas de curta duração;
Informações sobre os cursos e artistas que participam do Atelier Coletivo Villa Art:
villahauer@gmail.com
https://www.facebook.com/VillaHauerCultural
telefone: 3333-7652
endereço: Rua Bom Jesus de Iguape 2121, Hauer- Curitiba PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário